Ontem (21), as equipes de resgate retomaram os serviços de busca no Litoral Norte. O número de mortos subiu para 48, de acordo com a Defesa Civil.

No fim de semana, as tempestades atingiram a região e, até então, foram identificadas 47 mortes em São Sebastião e 01 em Ubatuba.

Também foi divulgado o número de pessoas desaparecidas, que, de acordo com o órgão, é 57.

As operações de resgate envolvem mais de 600 pessoas, dentre elas: bombeiros, agentes da Defesa Civil e até mesmo os próprios moradores.

Em São Sebastião, as equipes salvaram uma criança de 02 anos que estava há horas sob os escombros; além de também terem resgatado uma mulher que estava em trabalho de parto.

Além dos resgates, também estão atuando para desobstruir o acesso à região por terra. Na Rio-Santos, o trecho até a Barra do Sahy está liberado; e, entre os pontos interditados, um está bloqueado totalmente na Praia Preta e os outros nove estão com bloqueios parciais devido à deslizamentos de terra. A Mogi Bertioga segue completamente bloqueada, sendo que a previsão para liberação é de ao menos dois meses. Já a principal rota alternativa entre o litoral norte e a capital, pela Rodovia dos Tamoios (SP-99), está liberada.

Agora que a Rio-Santos até a Barra do Sahy está liberada, o Governador Tarcísio solicitou que os turistas deixem a região para aliviar a pressão nos locais mais afetados.

Devido ao fluxo intenso de veículos tentando deixar o litoral, os turistas têm enfrentado trânsito intenso. Algumas ruas ainda seguem alagadas e cobertas de lama, tornando o trânsito escorregadio e mais perigoso.

Na costa sul de São Sebastião, os moradores ficaram ilhados e aguardam a chegada de doações e atendimento médico.

Tarcísio de Freitas, que desde domingo (19) mudou temporariamente seu gabinete para São Sebastião, decretou estado de calamidade em Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.

O presidente Lula também esteve na cidade de São Sebastião, onde se comprometeu a implementar um programa habitacional para as vítimas da tragédia..

Ontem voltou a chover forte e as buscas precisaram ser suspensas por questões de segurança, devido ao risco de novos deslizamentos de terra.

Os trabalhos foram retomados a partir das 22h e seguiram pela madrugada, diferente do que aconteceu nos primeiros dias, quando em alguns pontos não havia luz para que a continuidade das buscas nos locais afetados.

Imagem: Divulgação/Defesa Civil de São Sebastião

Imperial Marketing e Propaganda © Copyright 2021 – Todos os direitos reservados [Valid RSS]