Ontem (22), a Prefeitura de Guaratinguetá publicou no Diário Oficial o decreto de situação de emergência em função dos estragos causados pelas fortes chuvas.
Mas o que significa isso?
Com o decreto, a Prefeitura possui a autorização para adotar as medidas necessárias para combater os efeitos das enchente na cidade.
“Além disso, o decreto também autoriza a desapropriação de imóveis que estejam em área de risco; além da compra de insumos ou contratação de serviços sem licitação, desde que sejam para atender as emergências relacionadas ao temporal”.
Os bairros mais afetados foram o Jardim Tamandaré, Manoel Carioca (Pedreira), Jardim Coelho Neto, Jardim Esperança, Santa Luzia, Broca Meirelles, Engenho D’Água, Campo do Galvão, Beira Rio e Fazendinha.
A Prefeitura também iniciou uma campanha de arrecadação para as famílias que foram afetadas pelas chuvas. Os alimentos, roupas, cobertores e produtos de limpeza e de higiene podem ser entregues nos seguintes locais: Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana; Ginásio Municipal de Esportes; Polícia Militar; Câmara Municipal; Fundo Social; e na Secretaria de Assistência Social (rua Dom Bosco, 07, São Benedito).
Imagem: Reprodução