Ontem, segunda-feira (19), a Prefeitura de Lorena e a Fundação Olga de Sá assinaram o acordo de cooperação para a restauração e a ampliação do Solar do Conde de Moreira Lima.
O Solar foi construído em 1.831 para ser a residência do Conde de Moreira Lima, um dos mais ilustres nomes da história de Lorena, e região, no século XIX. Foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1.975, tornando-se um patrimônio histórico e cultural.
O intuito desta parceria é a captação de recursos, tanto públicos quanto privados, para a manutenção do Solar.
O acordo foi assinado pelo Prefeito Ballerini, e pela Presidente da Fundação Olga de Sá e Vice-reitora do Unifatea, Irmã Zenilde Fontes. A Secretária de Cultura e Turismo de Lorena, Juliana Barbosa, também assinou, assim como o Diretor Executivo da Fundação Olga de Sá, Prof. Dr. José Ricardo Flores Faria.
Sylvinho Ballerini diz que desde o início da sua administração a Prefeitura busca por caminhos para o restauro do Solar do Conde Moreira Lima. E que agora, com a parceria com a Fundação Olga de Será, será possível concretizar esse projeto.
A restauração e manutenção tem o objetivo de resgatar as características originais e solucionar os problemas existentes no prédio. A execução do projeto também conta com uma parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifatea, que poderá colaborar em todo o processo da obra.
Imagem: Prefeitura Lorena