Cruzeiro foi o primeiro município a demonstrar interesse na adesão do sistema, na última terça-feira (02);
A prefeitura do município de Cruzeiro apresentou na última terça (02) os documentos necessários para a adesão ao consórcio de municípios que demonstram interesse na compra de vacinas contra a COVID-19.
Já na manhã de hoje (04), o prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini assinou o documento de Manifestação de Interesse de Adesão Ao Consórcio Público de Municípios, o projeto deve ser enviado à Câmara Municipal da cidade já nos próximos dias.
O movimento foi idealizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FPN) e é uma alternativa dos municípios caso o governo não consiga cumprir com as demandas do imunizante para toda a população em curto prazo.
O presidente do FPN, Jonas Donizette, ainda falou mais sobre o movimento na sessão de lançamento da iniciativa. Sobre o caso, ele afirma:
“O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso.”
A instalação do consórcio está prevista com o prazo até o dia 22 de março. A prefeitura de Cruzeiro ainda afirmou, em seu site, que a iniciativa vem para somar com o plano de imunização nacional.