Ontem, terça-feira (11), o Prefeito Ballerini convocou uma reunião para tratar de medidas preventivas para fortalecer a segurança nas unidades escolares.
Nos últimos dias, diversas fake news sobre ameaças à escolas têm se espalhado na cidade. Esse é um problema que está ocorrendo em todo o país.
“Estamos dando início a um conjunto de ações imediatas, visando prevenir qualquer tipo de ameaça às nossas escolas”, afirma o prefeito Sylvio Ballerini, e completa: “Também temos um plano de curto e médio prazo para tratar do tema de forma mais abrangente”.
Uma das medidas imediatas que serão tomadas é a intensificação das rondas escolares. Elas já são realizadas rotineiramente pela Guarda Civil e Polícia Militar, mas serão ampliadas visando atender com prontidão a qualquer tipo de ocorrência nesse momento. Além disso, o Prefeito já esteve em tratativas com o Capitão da 1ª Cia da Polícia Militar, Gustavo José dos Santos Ferreira, visando a intensificação do apoio da Polícia Militar em todo o município.
Também é importante ressaltar que todas as 40 unidades escolares de Lorena (30 escolas e 10 creches) já contam com câmeras de monitoramento internas.
A GCM ressalta que Lorena não possui um histórico de ocorrências nas escolas, principalmente devido ao constante trabalho realizado pelas equipes de segurança do município.
“Este é um momento em que escola e família precisam caminhar juntos. Muitos desses aspectos são frutos da pandemia e do distanciamento e agora é preciso unir forças em prol da segurança de todos”, aponta o secretário de Educação, Bronson Heleno.
A Secretaria de Educação enviou uma orientação para todos os gestores, vice-gestores e orientadores pedagógicos, com as orientações: todas as entradas das unidades escolares, sem exceções, deverão permanecer trancadas; proibição do ingresso e permanência de pessoas estranhas ao ambiente escolar; atendimento à Comunidade Escolar (pais de alunos) deverá ser previamente agendado.
Imagem: Prefeitura Lorena