A Secretaria de Saúde, recebeu o Prêmio Luiza Matida, de eliminação da transmissão vertical do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), da Secretaria de Estado da Saúde.
A Secretaria Estadual de Saúde entregou o prêmio à todas as cidades que não tiveram nenhum registro de casos de HIV passado de mãe para bebê neste ano.
“Para a certificação ser concedida, foram avaliadas: a cobertura mínima de 4 consultas durante o pré-natal, a cobertura de gestantes infectadas com HIV e o uso de TARV no pré-natal. Além da cobertura de início de profilaxia de crianças expostas ao HIV nas primeiras 24 horas de vida”.
O coordenador do SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem), Enf. Pedro Ibarra, diz que essa conquista é uma consequência do intenso trabalho realizado pela Atenção Básica de Saúde e também pelo SAE.
Ambas as instituições estabelecem a primeira consulta do pré-natal com enfermeiros que realizam a testagem rápida para HIV e outras ISTs, como a sífilis e hepatites virais”.
O SAE também fornece a garantia da consulta médica de pré-natal na Atenção Básica e do acompanhamento das gestantes que vivem com HIV/Aids.
Imagem: Prefeitura Lorena