Nos últimos meses o nível de chuva na cidade de Cruzeiro está muito baixo, tendo em vista que no período de setembro do ano passado até março deste ano foi o com menor volume de chuvas desde os últimos 91 anos.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Cruzeiro pedem ajuda de toda a população para que, principalmente neste período, o uso da água seja feito de forma extremamente consciente.
Para economizar a água, os moradores devem seguir estes passos: evitar lavar calçadas, paredes e/ou carros; tomar banhos mais curtos; sempre fechar a torneira quando a água não estiver sendo utilizada; consertas vazamentos; limpar os pratos todos antes de lavar e ajustar a máquina de lavar para que funcione num período menor de tempo e também reaproveitar a água quando for possível.
As queimadas também são muito frequentes no período de pouca chuva, e para evitar este problema, o SAAE disponibilizou dicas: não colocar fogo para limpeza de terrenos ou para destruir lixos; faça os descartes sempre nos locais indicados pela Prefeitura; não jogar cigarros ou fósforos acesos nas margens de rodovias e também não solte balões. Essas queimadas prejudicam imensamente a vegetação nas áreas dos rios e nas áreas das serras também, que é onde ficam as nascentes.
O diretor geral do SAAE, José Kleber Silveira, afirmou que em caso de necessidade um caminhão pipa será disponibilizado para os moradores e que a obra de recuperação da captação de água da Badra está sendo finalizada, ela será muito importante para abastecer toda a cidade mesmo em tempos como esses, de estiagem.
Além das preocupações ambientais, o tempo seco também interfere no nosso bem-estar, por isso é necessário se manter sempre hidratado; passar soro fisiológico nos olhos e nas narinas; evitar objetos que acumulem poeira e evitar a prática de exercícios físicos quando o ar estiver muito seco.
José Kleber acrescenta “O SAAE está fazendo um estudo para realizar a captação no Paraíba. Em breve, nós teremos boas novidades para apresentar para nossa cidade. Melhorias que vão impactar positivamente em nossas vidas e sanar o problema durante os períodos de estiagem. Ao mesmo tempo, nossa equipe de caça vazamentos já apresenta um resultado muito satisfatório e importante no combate ao desperdício. Vamos cuidar para que os níveis dos nossos reservatórios estejam sempre prontos para atender a nossa população, mas lembro que toda ajuda é importante neste momento delicado”.
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Cruzeiro