A última semana foi a de mais mortes no país devido ao Coronavírus, de acordo com as Secretarias de Saúde, um total de 21.172 vidas perdidas. O aumento do número de mortes foi de 8% comparado com a semana passada.
Esse número é praticamente 03 vezes maior do que o que foi registrado na pior semana da primeira onda da doença, no final de julho. O Brasil é o país que mais sofre com a pandemia, onde mais morrem pessoas diariamente.
O que explica a gravidade dessa segunda onda é a variante P1, surgida em Manaus, que chega a ser quase 03 vezes mais transmissível do que as primeiras formas do vírus.
A vacinação está ocorrendo de forma lenta, o que também dificulta o combate à pandemia, já que apenas uma em cada nove pessoas tinham recebido a primeira dose até esse domingo (11).
O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, continua desmerecendo a pandemia, sendo que nesse sábado (10) o número de mortes por Covid-19 passou de 350 mil no país e o chefe do Executivo foi de moto até uma comunidade próxima à Brasília. A visita gerou aglomerações de pessoas que estavam sem nenhum item básico de proteção contra o vírus, inclusive Bolsonaro.
Imagem: Reprodução