A Guarda Civil Municipal (GCM) de Lorena teve, no início de novembro, o porte de arma liberado por meio de um acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal (PF).
As armas foram entregues aos 17 agentes no dia 04 de novembro, uma sexta-feira, após a liberação da Polícia e uma reunião de adequação das demandas, pela Comandante da GCM, Carla Pavanetti.
Os agentes também receberam suas novas funcionais, um documento de porte obrigatório, fornecido em parceria com a GCM de São José dos Campos.
Além disso, toda a equipe cumpriu 160 horas de curso prático e teórico, nos termos exigidos pela Polícia Federal.
O curso foi aplicado por instrutores credenciados da PF no Centro de Formação do Educador (CEFE), também em parceria com a GCM de São José.
O clube de tiro Fire Gun também foi um parceiro, o qual cedeu seu espaço e forneceu um treinamento de prática de tiro e simulação de situação real.
Para finalizar, foi realizado um teste de aptidão psicológica e de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo, feito por um profissional credenciado da Polícia Federal.
A Secretaria Municipal de Segurança de Lorena diz que a liberação do porte de arma para os agentes visa a proteção dos patrimônios e bens públicos, além de poder fornecer uma atuação mais eficaz no atendimento à população e no combate à criminalidade.
Imagem: Prefeitura Lorena