O Prefeito de Cachoeira Paulista, Antônio Carlos Mineiro, agradeceu o apoio da Canção Nova pela doação de ração para os animais do abrigo temporário da cidade.
A Prefeitura também agradece à toda outra ajuda que eles vêm recebendo: voluntários, Projeto Boni, UPA de Lorena e o veterinário Rodolpho Borges.
Os animais estão sendo tratados no abrigo temporário, e, em breve, todos serão castrados. Por enquanto, estão sendo vermifugados.
O município enfrenta dificuldades financeiras e foi fiscalizado, pela polícia ambiental e Ministério Público, onde foi identificada a ausência de um canil ou centro de controle de zoonoses para destinação dos animais resgatados. Ou seja, não conseguiu atender as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Os representantes de ONGs de proteção animal também acreditam a melhor solução é a criação de políticas baseadas em: castração, registro, conscientização da população e punição, e não a construção de um canil.
Mineiro ainda diz que tramita no poder executivo o processamento de emendas parlamentares para castração de animais, e que também espera a chegada do Consultório Veterinário Meu Pet Container. O Prefeito está em tratativa com uma ONG para encaminhar os animais após os cuidados iniciais.
Imagem: Prefeitura Cachoeira Paulista