Lorena irá realizar, nos dias 19, 20 e 21 de abril, a 1ª edição da Festa Literária Lorenense (FLLOR).
O evento é uma homenagem à Péricles Eugênio da Silva Ramos e busca resgatar e valorizar a literatura lorenense, sempre destacando a cultura e produções locais por meio de espaços montados na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo.
Na sexta-feira, 19 de abril, às 10h, será a cerimônia de abertura do evento, com a presença das autoridades e da comissão organizadora. Também haverá a premiação do Concurso Literário, a abertura de espaços temáticos, e o show com Pedro Palomo e Rebeca.
A partir das 14h, será a Mesa Um, com o tema “O papel da Literatura no infantojuvenil”, composta por alunos da rede municipal de ensino. Às 16h haverá contação de histórias com Cristino Wapichana.
A Mesa 2 está prevista para iniciar às 17h, com o. tema”A Literatura e as Artes Cênicas”, composta por Caio de Andrade, Cássio Borges e Layla Mulinari. Caio de Andrade, fará uma sessão de autógrafos em seguida.
A partir 19h começa a Mesa Três, “De onde vêm as histórias?”, composta por Heloísa Prieto, Cristino Wapichana e Teresa Cristina Bendini. Os três farão uma sessão de autógrafos no final.
Para encerrar a programação do dia, às 21h, será o show com Mayr Oliveira.
No sábado, 20 de abril, a abertura dos espaços será às 10h com o espetáculo “Miragens na Caixa”.
A Mesa 1, que começará às 13h, será sobre a Literatura Lorenense, composta por Adilson Gonçalves, Olga Arantes, Paulo Viana, José Augusto Vieira Domingues (Guto), Neide Arruda e José Antônio Bittencourt Ferraz.
João Sapé, o Poeta Caipira, se apresentará às 14h, seguido do espetáculo Lugarejo, às 15h.
A Mesa 2 iniciará às 16h e abordará o tema “Lorena, ontem e hoje – entre letras e cultura”, composta por Edmundo Carvalho, Francisco Sodero, Diego Amaro. Edmundo Carvalho fará uma sessão de autógrafos em seguida.
No intervalo entre as Mesas, haverá o musical do Sítio do Pica-pau Amarelo, às 17h.
Às 18h começará a Mesa 3, sobre os
compositores e o papel da literatura em suas escritas”, composta por: Davi Coura, Fillipe Moura, Mayr Oliveira e Joffre Capucho. Para encerrar o dia, às 20h, haverá o show do Fillipe Moura.
No último dia do FLLOR, domingo (21), o evento começa às 10h com a abertura dos espaços, espetáculos e show do Marcelo Nanah.
A Mesa 1 começará às 13h e o tema será sobre Euclides da Cunha; será composta José Luiz de Miranda Alves, Francisco Sodero, Diego Amaro e Juraci Condé;
Até o início da próxima Mesa haverão outras atividades, como contação de histórias e espetáculos, com o Espaço “E” Cia de Dança e Coletivo de Artistas Mover Espaços.
A Mesa 2 terá início às 17h com o tema “Vida e obra de Péricles Eugênio da Silva Ramos”; será composta por: João Francisco Junqueira, filho de Péricles Clóvis Frederico da Silva Ramos; José Luiz de Miranda Alves e Adilson Roberto Gonçalves.
Às 19h haverá uma palestra sobre os “Mistérios do Vale”, com Sônia Gabriel; e às 20h, show com Davi Coura.
A FLLOR é uma realização da Prefeitura Municipal de Lorena, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Academia de Letras de Lorena (ALL).