Neste ano, Guaratinguetá recebeu pela primeira vez o certificado de Município Verde Azul do Governo do Estado, no Palácio dos Bandeirantes.
Esta conquista foi possível devido aos resultados alcançados em projetos voltados para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável nos últimos anos.
Algumas das ações sustentáveis adotadas pela cidade foram: o plantio de mais de 216 mil árvores desde 2017; Guará aderiu à Estratégia ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU e a Agenda 2030; também fortaleceu o Programa Produtor de Água, através da Restauração Florestal de mais 35 hectares de nascentes e matas ciliares da subbacia do Ribeirão Guaratinguetá, além da Instalação de 26 fossas sépticas biodigestoras em propriedades rurais participantes do programa; foram distribuídas mais de 100 mil mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica.
Além destas, foi feita a adesão ao consórcio novo Vale, que fará a gestão coletiva de resíduos dos municípios da região; foi criado o Disque Cata Bagulho, que vai até as residências para o recolhimento de materiais inservíveis, dando destinação correta aos mesmos; e muitas outras ações sustentáveis.
A Prefeitura também irá assinar com o Parque Tecnológico de São José dos Campos o manifesto de cooperação técnica para avanços significativos no desenvolvimento rural sustentável no município.
E para consolidar mais ainda a agenda ambiental, foi publicada no Diário Oficial do município a Lei N° 5.566 instituindo a Política Municipal de Educação Ambiental, um marco para Guaratinguetá.