O Ministério da Educação (MEC) divulgou que 605 cursos de graduação do Brasil, avaliados no ano de 2021, têm uma qualidade insatisfatória.

Entre essas graduações estão os cursos de licenciatura, como: matemática, história, letras e química.

Ao todo, foram avaliados 7.512 cursos: sendo 4.750 de licenciatura, 2.020 de bacharelado e 742 tecnológicos.

Os cursos de licenciatura, fundamentais para a garantia de uma educação de qualidade no país, são os que mais preocupam o MEC. Há dois anos, foram avaliados 17 cursos de formação de professores. Em todos eles, o desempenho dos estudantes ficou abaixo de 50, numa escala de 0 a 100.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, disse “Os números apontam que o resultado da nota de desempenho do Enade é baixo. E acendem um alerta importante, tanto nos cursos de instituições privadas [quanto de instituições] públicas, de ver o aumento de formações em cursos à distância, com cursos de Pedagogia com nota de apenas 36,3 de 100 pontos.”

No evento para a apresentação dos dados, Santana assinou uma portaria criando um grupo de trabalho com o objetivo de pensar em melhorias para os cursos de licenciatura a fim de torná-los mais atrativos. O grupo terá duração de 60 dias para elaborar um estudo.

 

Imagem: Paloma Rodrigues/TV Globo

Imperial Marketing e Propaganda © Copyright 2021 – Todos os direitos reservados [Valid RSS]