O aparelho da Nasa, na verdade, é um mini-helicóptero Ingenuity. O semelhante do drone entrou para o “Guinness World Records” com o voo mais longo já feito em Marte.
O Ingenuity fez o primeiro voo motorizado e controlado em superfície marciana, em 2021, como parte de uma estratégia de avaliação das condições de voo no planeta, pela agência espacial americana.
Um ano depois, o aparelho, que pesa 1,8kg, estabeleceu vários recordes com seu 25º voo, quando percorreu 704 metros pela cratera Jezero. Segundo o Guinness, esse foi o voo mais distante em Marte até o momento.
“Na mesma data, o helicóptero também estabeleceu um novo recorde de velocidade no solo (5,5 metros por segundo) e um novo recorde de duração do voo (161,3 segundos)”.
A Nasa e a ESA, a agência espacial europeia, planejam construir e lançar, no final desta década, dois equipamentos semelhantes que irão trazer amostras de rochas do solo de Marte para a Terra.
Se tudo correr como planejado, até 30 amostras seriam coletadas em 2031 e chegariam à Terra em 2033.
O Programa de Retorno de Amostras de Marte está na fase final do seu projeto de design.Antes, a NASA tinha a intenção de levar um novo robô para Marte, o qual seria construído pela ESA, que transportaria os materiais científicos coletados pelo Perseverance, um robô lançado junto com o Ingenuity e que busca vestígios de vida no planeta, até um foguete fabricado pelos estadunidenses.
A missão pretende fazer com que o Perseverance se desloque, por conta própria, até o módulo de pouso onde estará estacionado esse foguete.Porém, se o robô falhar nesta tarefa, os novos mini-helicópteros entram em cena, já que estão sendo construídos com uma amostra do Perseverance.
“Temos confiança de que podemos contar com o Perseverance para trazer as amostras de volta e adicionamos os helicópteros como uma espécie de plano B”, disse Jeff Gramling, diretor do programa.
É esperado que essa nova estratégia reduza a complexidade de futuras missões para Marte e aumente a probabilidade de sucesso do programa espacial.
Imagem: Nasa