Apesar das datas para a Cúpula da Amazônia ainda não estarem definidas, o presidente da França, Emmanuel Macron, deve vir ao Brasil ainda este semestre para participar da reunião, que deve acontecer até o meio do ano.
A notícia foi anunciada pela ministra dos Negócios Estrangeiros da França, Catherine Colonna, após se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na quarta-feira (08).
Já existia uma expectativa em relação à vinda do presidente francês ao país para se reunir com o presidente Lula para negociações bilaterais.
A Cúpula da Amazônia conta com a presença dos países que têm território no bioma, e a França é considerada um país amazônico por conta da Guiana Francesa, um território francês repleto de áreas de floresta tropical.
O encontro desta quarta (08), da ministra Catherine Colonna com o ministro Mauro Vieira, marca a retomada da parceria estratégica entre França e Brasil.
A relação entre os dois países estava estremecida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro devido à questões ambientais e diplomáticas, como o aumento do desmatamento e os comentários ofensivos de Bolsonaro e Paulo Guedes sobre a mulher de Emmanuel Macron.
Após o compromisso feito pelo novo governo de dar mais atenção às pautas relacionadas ao meio ambiente, a França indicou que irá apoiar o acesso do Brasil à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um evento voltado para os países ricos e que reúne as principais economias do mundo.
Imagem: Reprodução – Twitter