Sylvinho Ballerini, o Prefeito de Lorena, anunciou na última sexta-feira (27), a aprovação do reajuste salarial do quadro do magistério da rede de ensino da cidade.
O reajuste foi feito de acordo com a porcentagem do novo piso salarial nacional dos professores, definido pelo Ministério da Educação para este ano.
O piso nacional subiu para R$ 4.420,55 em 2023, um reajuste de 15% em relação ao piso de 2022, que era de R$ 3.845,63, para uma jornada de 40 horas. Este projeto beneficiará 569 profissionais.
Neste momento é necessário aguardar o retorno das atividades da Câmara Municipal para que o Projeto de Lei seja aprovado pelos vereadores.
Assim que for aprovado pela Câmara, o quadro do magistério vai receber o reajuste no mês de fevereiro, retroativamente a janeiro de 2023.
As tratativas do percentual de reajuste iniciaram dia 10 de janeiro na Prefeitura, pois já havia um parecer que apontava o reajuste de quase 15%.
“Fizemos todo processo com urgência porque entendemos como isso é importante para os nossos professores, que fazem um trabalho de relevância. Valorizamos a Educação na nossa gestão, porque sabemos que ela tem um papel fundamental para que nossos alunos tenham um ensino de qualidade para ter um futuro melhor”, disse o Prefeito.
O órgão administrativo também está propondo a adequação do salário dos orientadores pedagógicos, que estava abaixo da tabela.
Imagem: Prefeitura Lorena