Inicialmente é preciso entender que existe uma diferença entre canais de streaming e plataformas. Os canais de streaming mais conhecidos no Brasil são a Netflix e a Disney+, enquanto o Roku é uma plataforma já popular nos Estados e México, e que agora está conquistando espaço em território brasileiro.
No primeiro trimestre deste ano, simultaneamente à queda dos dois canais de streaming, o Roku cresceu e conquista cada vez o interesse do público, por ser uma plataforma que abrange conteúdos da maioria dos canais de streaming (Amazon Prime, Globoplay, Netflix e Disney+) e também das emissoras televisivas.
A empresa Roku teve aumentos muito significativos, começando pelas contas ativas que cresceram em 35%. E ao comparar com os streaming situados anteriormente, atingiu US$ 32,14 de receita média por usuário, enquanto a da Disney+ foi de US$ 5,61 e a da Netflix, analisando nos Estados Unidos e Canadá, de US$ 14,25 mensais.
Para obter o Roku é preciso conectar um dispositivo à televisão ou já comprar uma televisão que venha com o sistema operacional da plataforma já instalado. Vale ressaltar que essas televisões geralmente são mais baratas e até mesmo melhores do que as concorrentes.
O sucesso repentino ocorreu porque a empresa Roku comprou a empresa de publicidade em vídeo avançado da Nielsen e também adquiriu a programação original de uma startup de streaming falida em 2020, a Quibi.
Mesmo sendo um canal com diversos serviços de streaming por assinatura, as principais ofertas são gratuitas e contam também com o suporte de anúncios. Observando a resposta positiva que o Roku obteve com a publicidade, a HBO Max, por exemplo, irá começar a oferecer um serviço com publicidade que custará US$ 9,99 por mês.
Existe uma grande tendência de o cinema e até os canais abertos de televisão serão trocados pelos serviços de streaming, devido a isso, o Roku só cresce e planeja se popularizar aqui no nosso país já que segue com milhões de dispositivos sendo utilizados por milhões de espectadores.
Imagem: Reprodução / imagem do produto do site roku.com