Na segunda-feira (1), a Prefeitura de Cruzeiro conseguiu avanços para a liberação da construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) por parte do Governo do Estado.
A obra está orçada em torno de R$ 12 milhõespor ser uma Estação de grande porte que irá proporcionar o saneamento de 90% dos resíduos produzidos no município. A cidade de Cruzeiro, de acordo com Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), tem apenas 3% do esgoto tratado, já que conta com apenas quatro ETE´s de pequeno porte. Como consequência direta, os outros 97% de resíduos são lançados no córrego da Barrinha, um dos afluentes do Rio Paraíba do Sul em Cruzeiro.
Desde 2019, a Prefeitura iniciou as tratativas com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto que suportaria tratar de 90% do esgoto da cidade.
Depois de reunião com o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcos Penido, a Prefeitura informou que até então o pedido está em fase final de análise, indicando uma reação positiva por parte do Estado.
Na próxima semana, está agendada uma reunião entre o SAEE e a Cetesb que, caso obtenha o aval, o complexo de tratamento de esgoto será construído no centro de Cruzeiro.