Entenda mais sobre a medida anunciada pelo governador de estado, João Doria, na última quinta-feira (24).
Começou a valer na noite de sexta-feira (26) o toque de recolher que restringe a movimentação de pessoas em todo o estado de São Paulo das 23h da noite às 5h da manhã.
A decisão se deu devido ao aumento no número de internações de pacientes com a Covid-19 em todo o estado. Um ano após a confirmação do primeiro caso da Covid-19, São Paulo teve um aumento de 91% nas internações em decorrência da doença nos últimos 10 dias.
Com a nova medida, que vale até o dia 14 de março, só os serviços essenciais podem funcionar no horário de restrição. Entre os principais prontos da medida estão:
- Funcionamento dos serviços essenciais;
- Bares, restaurantes e comércios não podem operar no horário;
- Escolas podem funcionar com protocolos pré-estabelecidos;
- Proibida a circulação de pessoas (salvo os que cumprem jornada de trabalho noturna)
- Fiscalização do governo entre o horário das 23h da noite e 5h da manhã;
- Ação da polícia com blitz de orientação;
. Essa medida complementar faz parte do plano de retomada econômica, conhecido como Plano São Paulo e vem para tentar impedir o esgotamento dos leitos de UTI do estado.
Quanto à nossa região, Taubaté segue na fase laranja do Plano São Paulo, onde estabelecimentos como academias e salões de beleza podem funcionar. A região se prepara também para iniciar a vacinação de idosos de 80 a 84 anos neste sábado (27).
Até a manhã desta sexta-feira, o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e litoral norte já haviam confirmado mais de 143 mil casos e 2,6mil óbitos causados pela Covid-19.
Por Luciano Junior