O Dia da Imprensa é comemorado no Brasil já há bastante tempo e desde 1999 esse dia é 1º de junho, devido à circulação oficial do jornal Gazeta do Rio de Janeiro pela primeira vez.

O jornal Gazeta do Rio de Janeiro foi fundado no ano de 1808, mas era de cunho clandestino, por defender a independência política, e passou a ser reconhecido oficialmente apenas em 1999.

O “apelido” dado para a imprensa é de “Quarto Poder”, e isso se deve pelo forte alcance e também pela capacidade de persuasão da imprensa. Para confirmar esta afirmação, basta voltar no tempo da ditadura e lembrar a forte censura imposta sobre os meios de comunicação.

Com o passar dos anos a liberdade de imprensa foi conquistada, porém ainda é muito comum vermos a auto-censura presente nas redações jornalísticas, isso se deve pelo medo de prejudicar determinado grupo, político ou econômico, que pode se voltar contra o jornal.

Hoje em dia sabemos do quanto a imprensa é indispensável na sociedade em que vivemos e que todos nós, moradores de uma democracia, devemos sempre lutar para que ela continue atuando de forma tão significativa.

 

Imperial Marketing e Propaganda © Copyright 2021 – Todos os direitos reservados [Valid RSS]